24 de jun. de 2008

ORAÇÃO





















ORAÇÃO (autor desconhecido)


Senhor,

Sabes melhor do que eu que estou envelhcendo e que
mais dia menos dia, farei parte dos velhos.


Guarda-me daquela mania fatal de acreditar que é meu dever
dizer algo a respeito de tudo e em qualquer ocasião.


Livra-me do desejo obsessivo de pôr ordem no négocio dos outros.


Torna-me refletido mas não ranzinsa, serviçal mas não autoritário.


Acho uma pena não utilisar todo o imenso saber que acumulei por
estes longos anos, mas sabes, Senhor, faço guestão de conservar
alguns amigos.


Segura-me quando eu começar a desfiar detalhes que não acabam
mais, dá-me asas para ir direto ao fim.


Sela meus lábios acerca de minhas mazelas e doenças, embora essas
aumentem sem cessar, e, com o passar dos anos me dê certo prazer
enumerá-las.


Não me atrevo a pedir-te que eu chegue até a gostar de ouvir de
outros quando começam a ladainha dos próprios sofrimentos mas
ajuda-me a suportar com paciência.


Não me atrevo a reclamar uma memória melhor, dá-me porém uma
crescente humildade e menos suscetibilidade quando a minha memória
esbarrar na dos outros.

Ensina_me a gloriosa liçao de que posso até estar enganado.


Toma conta de mim.


Não é que eu tenha tanta vontade de virar santo (com certos santos é
tão difícil conviver) mas ser velho, além de velho, amargo... é com certeza
uma das supremas invenções do diabo.


Faze-me capaz de ver algo de bom onde menos se espera e de
reconhecer talentos em gente na qual estes não se percebem.


E dá-me a graça de proclamá-lo.





..............................................................................................





Transcrito de O Globo - em Maio de 1987

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
SILVA COSTA - Pintor, nascido em São Paulo, Brasil, em 1927. Morou e estudou no Rio de Janeiro até 1949 quando viajou para os EEUU. Estudou desenho e pintura no Institute of Mechanics and Tradesmen em Nova Iorque, mudando-se em 1950 para a California, Carmel-by-The-Sea onde trabalhou e estudou desenho e pintura. Trabalhou na Army Language School na vizinha cidade de Monterey e estudou técnicas do retrato com Warshowski. Em 1955 viajou para a Europa onde estudou, na Academie de La Grande Chaumiere, em Paris por alguns meses.