23 de jun. de 2008

CASA NA TAQUARA



Em 1973 comprei uma casa na Taquara, Jacarepaguá, no osso.

Tinha laje, paredes no tijolo, sem banheiros ou outras amenidades e resolvi terminá-la à meu modo. Situada numa pequena colina, dali se avistavam as serras que separam a zona sul do Rio da Barra da Tijuca.

A vista era a da parte dos fundos da casa. Mudar tudo, o que era "serviço" iria para a frente da casa e o "social" para trás. Foi um pulo.

A casa ficou pronta, habitada, usada, visitada, e, com um atelier construido no quintal, ao lado de uma minúscula piscina, alguns abacateiros e um coqueiro-anão, passou a ter vida e pulsação.

Mas, lembrando de um velho dito português - "Quem longe vai casar, ou se engana ou vai enganar" - nunca me acertei com o bairro.

Mas o que interessa é o seguinte: Já mudado para essa casa, pude notar que no quintal havia esse simpático porém pão-duro coqueiro-anão. Quase não dava cocos.

Comecei a perguntar, aos que imaginei entendidos em coqueiros, como fazê-lo mais produtivo. O primeiro perguntado me disse: - Coloque uns quilos de sal grosso nas raizes que isso funciona.
Retornando de Barra de São João onde tinhamos uma pequena casa de praia, parei na estrada em Cabo Frio perto de uma salina e apanhei o sal.

Já em casa, coloquei nas raizes como instruido.
Aconteceu que um segundo conhecedor de coqueiros apareceu e me informou que o sal era colocado nas folhas e não nas raizes. Apanhei mais sal e coloquei nos galhos onde a água da chuva acumula.

Passados uns dias me surge um terceiro técnico em coqueiros. - "Nada disso, ele revelou, o negócio é colocar "pó-de-broca" entre as folhas (terrível veneno que quase me matou ao aspirar um pouco do seu pó) o que fiz.

Meses depois o coqueirinho fez maravilhas. Seus cachos de coco eram a admiração da vizinhança.

-"Qual é o segredo", me perguntavam e eu respondia: - "Coloque sal nas raizes, mais sal nas folhas e, com muito cuidado, ponha pó-de-broca nos galhos.Depois soube, pelo técnico de número 4, que bastava matar as lagartas que comiam os brotos nascidos junto ao tronco.

Só que ainda não sei se foi o sal, o veneno ou a simpatia de todos que me ajudaram.

E me consola saber que o homem foi à lua mas não consegue curar um resfriado.

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
SILVA COSTA - Pintor, nascido em São Paulo, Brasil, em 1927. Morou e estudou no Rio de Janeiro até 1949 quando viajou para os EEUU. Estudou desenho e pintura no Institute of Mechanics and Tradesmen em Nova Iorque, mudando-se em 1950 para a California, Carmel-by-The-Sea onde trabalhou e estudou desenho e pintura. Trabalhou na Army Language School na vizinha cidade de Monterey e estudou técnicas do retrato com Warshowski. Em 1955 viajou para a Europa onde estudou, na Academie de La Grande Chaumiere, em Paris por alguns meses.