21 de jun. de 2008

O VELEIRO NA PAREDE

O VELEIRO



O homem, dono de várias empresas, vivia de correrias e, quando eu o via, era sempre num esbarrão à porta de entrada ou saída de locais que ambos freqüentávamos.
Ele como manda-chuva nesses lugares e eu atrás de uma chuvinha para minha horta – isto é, vendendo meu peixe.
Um dia porém o destino nos sentou numa sala de espera .
Após os alôs e um breve silêncio ele disse:
-“Em 75 comprei um veleiro seu em uma exposição. Tá até hoje lá no escritório de minha casa. Nas horas em que enfrento longas sessões de reclamações, ciúmes, e de inferno conjugal, deixo a moça falar e, como aprendi com os tempos, embarco nesse seu veleiro.
Chamo a moçada com quem convivi quando era livre, chamo as moças de leve e álacre convivência dos nossos bares de ontem, equipamos o barco com os melhores comes-e-bebes, e num mar de esmeralda, saímos para velejar.
E é sempre sob um céu de anil.
Vamos onde o vento nos leva, ouvindo música e trocando estórias e desculpas por não nos vermos mais todos os dias como antigamente.
Não sei quanto tempo dura esse passeio mas ele termina como num filme, a imagem vai sumindo e aí percebo um esperado silêncio.
Quando vejo estou de novo no meu escritório onde tudo se acalmou e a paz foi restabelecida.
Venci a minha irritação.
Aquele seu barco me ajuda, de boca fechada, a evitar um juiz de uma vara de família que me tiraria metade do que possuo. Grande barco!”


Um comentário:

Thiago Ribeiro disse...

Deve ser uma grande satisfação ter este tipo de reconhecimento pelo seu trabalho... que fez o homem, da forma mais simples e direta, elogiar tua obra com uma perspectiva tão profunda. Parabéns!

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
SILVA COSTA - Pintor, nascido em São Paulo, Brasil, em 1927. Morou e estudou no Rio de Janeiro até 1949 quando viajou para os EEUU. Estudou desenho e pintura no Institute of Mechanics and Tradesmen em Nova Iorque, mudando-se em 1950 para a California, Carmel-by-The-Sea onde trabalhou e estudou desenho e pintura. Trabalhou na Army Language School na vizinha cidade de Monterey e estudou técnicas do retrato com Warshowski. Em 1955 viajou para a Europa onde estudou, na Academie de La Grande Chaumiere, em Paris por alguns meses.