9 de mar. de 2010

CANCIONEIRO DA BAHIA

Com prefácio de Jorge Amado e ilustrações de Clovis Graciano,
a Livraria Martins Editora publicou o "CANCIONEIRO DA BAHIA"
há muitos muitos anos.

Junto com a letra das músicas de Dorival, foi incluida, em
cada uma delas, uma pequena partitura com a melodia.

Uma preciosidade, sem dúvida.

Aqui vai a cópia da dedicatória que o amigo escreveu onde,
generosa e amigavelmente, acrescentou um desenho de
um pescador e a rede.

Como o livro se encontra comigo desde 1955, os 60 anos que
se passaram e o tempo deixaram sua marca usando o bolôr como carimbo,




E tem mais...


Me contou Dorival que ele e Rubem Braga compuseram, de
parceria, uma canção que, pelo que sei, jamais foi gravada.

E a letra que guardei de memória e custei a recordar,
aqui vai:

"Canoa que vai pelo rio e lagoa,
Canoa que vai pelo mar,
Me leva, canoa, no seu rumo à toa,
Canoa que não vai voltar.
(bis)

Me leva porque eu aqui já morri,
Morri de tanto esperar.
A canoeira um dia chegou
Tarrafeando a tarrafa do amor,
Prendeu minha vida
E esqueceu de soltar.
E um dia voltou para o mar."

O "Cancioneiro da Bahia" foi dedicado a Stella. (Grande Stella...)
/>

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
SILVA COSTA - Pintor, nascido em São Paulo, Brasil, em 1927. Morou e estudou no Rio de Janeiro até 1949 quando viajou para os EEUU. Estudou desenho e pintura no Institute of Mechanics and Tradesmen em Nova Iorque, mudando-se em 1950 para a California, Carmel-by-The-Sea onde trabalhou e estudou desenho e pintura. Trabalhou na Army Language School na vizinha cidade de Monterey e estudou técnicas do retrato com Warshowski. Em 1955 viajou para a Europa onde estudou, na Academie de La Grande Chaumiere, em Paris por alguns meses.