29 de ago. de 2009

TRECHO DE CARTA PARA SÔNIA

Dois queridos amigos, um casal maravilhoso, mudam-se para Paris.
Tempos após sua ida, e acho que por sentir falta dos dois, mandei-lhes
uma longa carta... Paris...meu período lá tentando estudar ...a vida
no Rio e outras considerações. Uma longa carta.

Hoje encontrei cópia, reli e, me permitindo um momento mais cordial e
menos censurado que tenho com meus escritos, tirei um trecho que aqui
transcrevo.

E isso, acredito, é por conta de uma saudade deles dois.

DE UMA CARTA PARA SÔNIA LINS - 20-setembro-1991

....................................................................
.....................................................................

Deixei de ver muitas coisas e, pensando bem, eu talvez não tenha querido ver..

Isso me faz pensar numa passagem de um pequeno ensaio a ser escrito sobre moça,
cega de nascença, que por conta de um transplante, passou a enxergar.

Naturalmente que o fato de ver, para quem jamais o tinha feito, é por si só um acontecimento da maior importância... todo um mundo de comparações entre aquilo que se imaginava e que, agora, se podia ver.
Formas, cores e movimentos, sem dúvida, um acontecimento incomparável.

0 "it" da coisa toda, porém é que ela se apaixona perdidamente por um jovem e,
ao acariciar sua mão, ela fecha as olhos para sentir melhor o toque, a maciez,
e o calor da pele em que tocava.

De olhos fechados se vê melhor?

Não é verdade que muita vez cerramos nossos olhos para melhor sentir?

Acho que podemos lembrar das ocasiões em que fizemos isso. Há gente que cerra os olhos para saborear um vinho, sentir um perfume, descobrir o que contêm um embrulho de presente.

Fico imaginando se isso não é uma inconsciente recordação de um período ainda uterino, tépido, aconchegante, no silêncio "submarino" do ventre materno.
Uma lembrança talvez ainda mais antiga, milhões e milhões de anos, de quando saímos do mar ...com os olhos ofuscados por uma nova luz

......................................

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
SILVA COSTA - Pintor, nascido em São Paulo, Brasil, em 1927. Morou e estudou no Rio de Janeiro até 1949 quando viajou para os EEUU. Estudou desenho e pintura no Institute of Mechanics and Tradesmen em Nova Iorque, mudando-se em 1950 para a California, Carmel-by-The-Sea onde trabalhou e estudou desenho e pintura. Trabalhou na Army Language School na vizinha cidade de Monterey e estudou técnicas do retrato com Warshowski. Em 1955 viajou para a Europa onde estudou, na Academie de La Grande Chaumiere, em Paris por alguns meses.