1 de out. de 2010

CURANDO A PLANTA

No páteo lá de casa:
Orquídeas penduradas, mudas de nem sei quantas plantas e um pé de jaboticaba que já está dando doces frutos.

IMAG0001
Mas, o assunto é outro:
Um bom amigo, a meu pedido, me enviou umas mudas deManacá. Esse arbusto (?) que já vi do tamanho de uma árvore, dá um uma flôr que nasce branca e depois fica roxo-avermelhada.
Como resultado ele impressiona pela beleza das duas cores.
Já tive um que me foi mandado, já crescido, e dentro de um barril enorme de plástico, da longíncua Juiz de Fora, e que foi cultivado desde pequena muda. Chegou de caminhão e transpalntado para uma enorma cerâmica onde cresceu esplendoroso.

Um dia achei que a comunidade onde vivo merecia participar e ter o pé de Manacá enfeitando a rua. Mandei cavar a terra bem em frente à minha casa e alí o mandei plantar.

Ficou uma beleza mas, na manhá seguinte quando fui ver, ele havia desaparecido. Não sei se foi por se achar abandonado e fora de meu páteo e, por isso, voltou para Juiz de Fora ou se foi alguém da comunidade que também se amarra num pé de Manacá.

Nunca mais soube dele.

Mas a outra muda que crescia na jardineira próxima à minha porta de entrada, já crescidinha, ficou doente. Fungus?

Sei que fumo-de-rolo dissolvido em alcool mata esses bichos, e não sabendo onde arranjar, borrifei a muda com água e sabão e, –aprendi – matei a muda.

Mas, após ter mencionado o “fumo” como remédio para a planta, e na falta do mesmo em “rolo”, minha fiel escudeira me trouxe uma muda de pé de fumo.
Abradeci e disse que achava que não ia funcionar e esqueci.

IMAG0003
A fiel então plantou a muda na jardineira, bem junto à minha porta de entrada, e hoje, cheio de sabedoria, pergunto a quem chega se já viu um pé de fumo.

E descobri que, até agora, nunhum dos perguntados havia jamais visto tal coisa. Alguns até pensavam que o fumo já nascia enrrolado ou era coisa de cinema faroeste de onde o cow-boy fazia seu cigarrinho e o enrolava para acender depois.

Agora não sei até onde crescerá o pé de fumo.
Quem sabe?


xxxxxxxxx  1 outubro 2010  xxxxxxxxxx

Um comentário:

Helô Lima disse...

Da não tão longínqua Juiz de Fora...
As plantas estão bonitas. Da adolescência, uma rima. Rima???

Subi no pé de manacá
Pra ver meu amor passar
Meu amor não passou
Eu desci
:)))

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
SILVA COSTA - Pintor, nascido em São Paulo, Brasil, em 1927. Morou e estudou no Rio de Janeiro até 1949 quando viajou para os EEUU. Estudou desenho e pintura no Institute of Mechanics and Tradesmen em Nova Iorque, mudando-se em 1950 para a California, Carmel-by-The-Sea onde trabalhou e estudou desenho e pintura. Trabalhou na Army Language School na vizinha cidade de Monterey e estudou técnicas do retrato com Warshowski. Em 1955 viajou para a Europa onde estudou, na Academie de La Grande Chaumiere, em Paris por alguns meses.