11 de fev. de 2010

QUEM ERA O MARIDO ?



Acredito que 50 anos já se passaram do tempo em que esse esboço de retrato
foi iniciado.

Sei que era uma lindíssima mulher e, seu marido, se não me engano,
um bom amigo meu.

Combinamos que eu lhe pintaria um retrato à óleo e que o preço ficaria
para ser resolvido mais tarde.

O início do retrato aí está. Mas as coisas acontecem e torcem o fio da vida.

Se não me engano a mulher linda se apaixona por um amigo do bom amigo meu.

A moça desaparece e o esboço permanece exposto no atelier por uns tempos e,
finalmente um dia, vai para uma gaveta da mapeira.

Sempre que era feita uma arrumação e as gavetas limpas, o conteúdo era deixado
ao sol por uns instantes e depois, junto com as bolas de nafatalina, voltava
para seus lugares na mapeira.

O modelo, com o passar de tantos anos, caso veja este blogger, talvez se reconheça.

Como não sei quem ela era, o retrato não terminado marca uma boa época e
os bons tempos em que as mulheres dos amigos eram assim inesquecíveis.

Rio - 11 fev 2010

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
SILVA COSTA - Pintor, nascido em São Paulo, Brasil, em 1927. Morou e estudou no Rio de Janeiro até 1949 quando viajou para os EEUU. Estudou desenho e pintura no Institute of Mechanics and Tradesmen em Nova Iorque, mudando-se em 1950 para a California, Carmel-by-The-Sea onde trabalhou e estudou desenho e pintura. Trabalhou na Army Language School na vizinha cidade de Monterey e estudou técnicas do retrato com Warshowski. Em 1955 viajou para a Europa onde estudou, na Academie de La Grande Chaumiere, em Paris por alguns meses.