19 de fev. de 2010

LATIM PARA USO EXTERNO




Atenção, se você vai à Roma e, no Vaticano, se conversar com o Papa, aprenda antes estas frases. Serão úteis e o Papa gostará muito. Pode crer!


Die dulci fruere. Um bom-dia para você,

Sona si Latine loqueris. Se falas Latim, buzine.

Ne auderis delere orbem rigidum meum! Não se atreva a apagar meu disco rígido.

Catapultam habeo. Nisi pecuniam omnem mihi dabis, ad caput tuum saxum immane mittam.
Tenho uma catapulta. Me dê todo o dinheiro ou atirarei uma grande pedra na sua cabeça.

Furnulum pani nolo. Não quero uma torradeira (de pão) !

Sentio aliquos togatos contra me conspirare.
Acho que pessoas togadas conspiram contra mim.

Nihil curo de ista tua stulta superstitione. Não estou interessado na sua religião boboca.

Noli me vocare, ego te vocabo. Não ligue para mim, eu ligarei para você.

Canis meus id comedit. Meu cachorro comeu.

Illiud Latine dici non potest. Você não pode dizer isso em latim.

Vidistine nuper imagines moventes bonas? Tens visto algum bom filme ultimamente?

Nullo metro compositum est. Não rima!

Non curo. Si metrum non habet, non est poema. Não me interessa. Se não rima, não é um poema.

Fac ut gaudeam. Me dê uma alegria.

Visne saltare? Queres dançar?

Re vera, potas bene. Verdade, andas bebendo muito.

Utinam barbari spatium proprium tuum invadant! Tomara que os bábaros invadam teu espaço!

Utinam coniurati te in foro interficiant! Tomara que os conspitadores te matem no tribunal!

Utinam logica falsa tuam philosophiam totam suffodiant! Minha falsa lógica vence toda a sua filosofia.




---xxx---

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
SILVA COSTA - Pintor, nascido em São Paulo, Brasil, em 1927. Morou e estudou no Rio de Janeiro até 1949 quando viajou para os EEUU. Estudou desenho e pintura no Institute of Mechanics and Tradesmen em Nova Iorque, mudando-se em 1950 para a California, Carmel-by-The-Sea onde trabalhou e estudou desenho e pintura. Trabalhou na Army Language School na vizinha cidade de Monterey e estudou técnicas do retrato com Warshowski. Em 1955 viajou para a Europa onde estudou, na Academie de La Grande Chaumiere, em Paris por alguns meses.