17 de ago. de 2012

DRAGÃO VINDO DO SEBO . . .

Uma tarde, sem saber a razão, me lembrei dos contos de Monteiro Lobato que eu lia nos lá-se-vão-oitenta-anos de minha infância e, por querer nostalgicamente reler alguns, fui direto ao “Estante Virtual”, sebo de livros na Internet. Procurei pelos Contos de Andersen que achei e encomendei.                                        

Dias depois o recebi pelo correio. Consertei alguns sinais da idade e do uso, reforcei a lombada com cola e uma tira de pano e o deixei na estante para reler noutro dia.

Pela data de sua publicação, 1958, vi que o livro que eu lia em menino, nos anos 30 do século passado, era de edição mais antiga mas, revendo os deliciosos desenhos que o ilustram, era igual.

E agora veja que coisa curiosa: sempre peço aos amigos que me mostrem desenhos de seus filhos pequenos que, segundo Picasso, são artistas verdadeiros. Fazem arte e não copiam. Peço que me desenhem um monstro.

Pois, para uma boa surpreza, não é que encontro um monstro no livro!

Aqui está:

                 ANDERSEN

Um monstro amedrontador mas com um coração de verdade. E tem mais, nele está inscrito o nome do menino autor:  Claudio Fromer.

Não sei de que lugar do Brasil vem esse livro usado. Por isso não tenho a menor ideia de onde anda ou andou o grande artista.

E assim fico impossibilitado de agradecer pelo desenho que acompanhou os contos de que tanto gostei.

E ainda gosto!

                           xxxxxx

 

XXXXXXX  17 AGOSTO 2012  XXXXXX

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
SILVA COSTA - Pintor, nascido em São Paulo, Brasil, em 1927. Morou e estudou no Rio de Janeiro até 1949 quando viajou para os EEUU. Estudou desenho e pintura no Institute of Mechanics and Tradesmen em Nova Iorque, mudando-se em 1950 para a California, Carmel-by-The-Sea onde trabalhou e estudou desenho e pintura. Trabalhou na Army Language School na vizinha cidade de Monterey e estudou técnicas do retrato com Warshowski. Em 1955 viajou para a Europa onde estudou, na Academie de La Grande Chaumiere, em Paris por alguns meses.