19 de ago. de 2010

BUGIGANGAS


Ouve-se com freqüência as donas de casa reclamando
que a casa está cheia de coisas velhas, já sem uso e
simplesmente entulhando armário ou porão.

Porão? Coisa de outros tempos, como o quintal cheio
de árvores e
o caramanchão cercado de flores.

Traste, porcariada, bagulho e bugiganga assim são
chamados nossos guardados pelos maníacos por
arrumação.

Corre pelo e-mail inúmeras mensagens clamando os
homens a se libertarem do vício de guardar traste.

Acho até que há propostas de tratamento psicológico
para curar esses "enfermos".

Do mesmo jeito que recebo repetidas mensagens de
ódio na política ou os intermináveis .PPS montados
com texto alheio, recebo conselhos de como não
guardar tralha velha pensando que um dia será util.

Pois comigo isso não pega.

Guardo incredulidades. Guardo os quê-ké-issos que
as pessoas examinam, admiradas por existirem.

A jogada é gostar da forma ou das cores ou da origem,
e de um corajoso admitir-se saudosista ou carente. :-)

Há séculos, tenho sobre minha mesa, junto ao
computador, a "máquina" de um caixinha de música
vinda pelo corrêio, presente de querida amiga lá
das europas

É só a máquina; com o tambor cheio de espinhos
que, dada a corda e começado a rodar, ouve-se a
musiquinha de outros tempos.

Penso ser um industrioso 'magaiver' de 2a., ao
catar entra as tralhas que guardo, um pino ou
arruela que revive a coisa quebrada.

É isso aí.

Tenho o maior orgulho das minhas bugigangas.

A foto acima é a prova.


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Rio, 19 de agosto de 2010





Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
SILVA COSTA - Pintor, nascido em São Paulo, Brasil, em 1927. Morou e estudou no Rio de Janeiro até 1949 quando viajou para os EEUU. Estudou desenho e pintura no Institute of Mechanics and Tradesmen em Nova Iorque, mudando-se em 1950 para a California, Carmel-by-The-Sea onde trabalhou e estudou desenho e pintura. Trabalhou na Army Language School na vizinha cidade de Monterey e estudou técnicas do retrato com Warshowski. Em 1955 viajou para a Europa onde estudou, na Academie de La Grande Chaumiere, em Paris por alguns meses.