20 de nov. de 2011

A MAQUININHA . . .

Toda a vida desejei ser o feliz possuidor de uma maquininha de descascar laranja.

MAQlaranj

Em jovem as via em feiras-livres e, mais tarde, nas idas de bicicleta ao Posto Seis. Na Colônia de Pesca, junto à calçada, sempre parava para descansar e lá havia um barraqueiro-sem-barraca que vendia, entre outras coisas, laranjas-seleta sem casca. Usava uma maquininha que eu invejava. E para tirar a pele branca final ele sempre emprestava um faca.

Como muita vez sentei por perto e conversei com o “da laranja”, um dia me deu a dica: “Dragão-da Rua-Larga”.

Era lá que vendiam a maquininha. Não deu outra; de tarde a comprei;  passei no mercado, peguei as laranjas e, em casa, comecei a treinar. Agora mesmo acabei de liquidar uma, bem doce.

Fui informado por uma moça elegante e cuidadosa com sua imagem (por acaso morou uns tempos aqui no local) que a maquininha era “coisa de pobre”. Como acho que parecer pobre é um bom item de segurança, esqueci o comentário e fui comendo minhas laranjas.

Mas casa de pobre também recebe gente importante. Lá estava um dia um desses senhores, sisudos e direto ao assunto, negociando um quadro, que, ao vir a maquininha simplesmente perdeu a pose e exclamou:

- Puta-merda! Que maravilha! Você tem uma maquininha dessas! Pois cara, sempre tive vontade de comprar uma mas minha mulher não deixa.

- Maravilha! Ótima pedida!

Passada a vistoria à maquininha voltamos para a venda do quadro.

 

XXXXXXX 20 NOVEMB  2011  XXXXXXX

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
SILVA COSTA - Pintor, nascido em São Paulo, Brasil, em 1927. Morou e estudou no Rio de Janeiro até 1949 quando viajou para os EEUU. Estudou desenho e pintura no Institute of Mechanics and Tradesmen em Nova Iorque, mudando-se em 1950 para a California, Carmel-by-The-Sea onde trabalhou e estudou desenho e pintura. Trabalhou na Army Language School na vizinha cidade de Monterey e estudou técnicas do retrato com Warshowski. Em 1955 viajou para a Europa onde estudou, na Academie de La Grande Chaumiere, em Paris por alguns meses.