6 de out. de 2012

TIMIDEZ

 

Na programação da TV de ontem a noite, um programa inteiro foi dedicado à TIMIDEZ.

Importantes laboratórios de pesquisa se ocupam em  descobrir o porquê, ou razão na genética, ou no destrato de crianças, até no DNA dos pais.

Qual é a explicação, porquê de timidez?

Pois olha que há muito tempo, quando vivia aqui em casa o meu gato residente DrUnha (que sabia das coisas) que me explicou a razão da timidez de algumas gatas.

Acredito que a explicação, surpreendentemente simples, se aplica a humanos (e eu incluído, é claro), é assim:

1 – O tímido é um rigoroso critico do comportamento, dos modos, dos hábitos, da aparência, enfim de tudo que se refere ao “outro”. Repito: RIGOROSO crítico!

2 – A razão do indivíduo (ou sua gatas ) terem assim se tornado, dizia ele, pode ser por terem crescido num ambiente severo, altamente crítico e punitivo. Ou por outras razões que ele desconhecia pois, embora um gato brilhante, admitia lacunas no seu aprendizado. E mais, reconhecia que havia áreas do conhecimento às quais ele não tivera acesso.

3 – Mas insistindo: o tímido é um feroz critico do “outro”.

4 – E explicava esse meu saudoso gato residente: O tímido crê, inconscientemente, que todos são ferozes críticos, iguaizinhos a ele próprio. Todos o condenariam por ser quem é, pela sua roupa, pelo cabelo, pela voz etc etc. (No caso dele, roupa e voz não se aplicam. Ele quando queria alguma coisa, miava revirando os olhinhos.

5 – DrUnha achava que essa explicação era simplesmente a verdade: O tímido é um ferocíssimo critico!!

É isso aí. Alguém mais concorda com DrUnha?

Se ele estivesse vivo, eu acredito, não ligaria nem se aborreceria se alguém discordasse dele.

Grande DrUnha. Morreu por ser descontraído e, nada crítico e por crer que não havia nada de mais em invadir o espaço dos vizinhos aqui da favela e comer, barulhentamente, as gatas do local.

                                xxxx

E aqui uma foto do DrUnha quando me encarava achando que eu nada sei sobre aquilo que realmente importa

DRUnhaG

                             xxxxx

XXXXX  9 OUTUBRO 2012  XXXXXX

                 correção: a eleição é amanha!

Um comentário:

Eduardo Ramos disse...

Acho que é por aí sim, concordo com o Dr. Unha!

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
SILVA COSTA - Pintor, nascido em São Paulo, Brasil, em 1927. Morou e estudou no Rio de Janeiro até 1949 quando viajou para os EEUU. Estudou desenho e pintura no Institute of Mechanics and Tradesmen em Nova Iorque, mudando-se em 1950 para a California, Carmel-by-The-Sea onde trabalhou e estudou desenho e pintura. Trabalhou na Army Language School na vizinha cidade de Monterey e estudou técnicas do retrato com Warshowski. Em 1955 viajou para a Europa onde estudou, na Academie de La Grande Chaumiere, em Paris por alguns meses.