Em Paris, 1955, entre os "desterrados" morando em Montparnasse e frequentando o Bar Patrick, havia o bolsista Inimá, o rico entre nós pois recebia uma bolsa de 500 dólares por mês. Até um fusca ele tinha. Anos depois íamos juntos pintar em Sabará e Ouro Preto. Nessa época trocamos quadros e esse que mostro aqui é um deles. Visitou-me no Rio algumas vezes quando mais famoso e durante uma de suas esposições aqui.
Saudades dos tempo em que pintávamos nas ruas e acreditávamos no futuro.
Interpretando a Bíblia -
Date: Sat, 2 Jun 2001
Laura Schlessingeruma personalidade do rádio americano que distribui conselhos para pessoas que ligam para seu show.
O texto abaixo,uma carta aberta, enviada para a Dra. Laura por um cidadão americano é também disponibilizada na Internet.
"Cara Dra. Laura Obrigado por ter feito tanto para educar as pessoas no que diz respeito à Lei de Deus. Eu tenho aprendido muito com seu show, e tento compartilhar o conhecimento com tantas pessoas quantas posso.
Quando alguém tenta defender o homossexualismo, por exemplo, eu simplesmente me lembro que Levíticos 18:22 claramente afirma que isso éuma abominação. Fim do debate.
Mas eu preciso de sua ajuda, entretanto, no que diz respeito a algumas leis específicas e como segui-las:
a) Quando eu queimo um touro no altar como sacrifício, eu sei que isso cria um odor agradável para o Senhor (Levíticos 1:9). O problema são os meus vizinhos. Eles reclamam que o odor não é agradável para eles. Devo matá-los por heresia ?
b) Eu gostaria de vender minha filha como escrava, comopermitido em Exodo 21:7. Na época atual, qual você acha que seria um preço justo por ela?
c) Eu sei que não épermitido ter contato com uma mulher enquanto ela está em seu período de impureza menstrual (Levíticos 15:19-24). O problema : como eu digo isso a ela ? Eu tenho tentado, mas a maioria das mulheres toma isso como ofensa.
d) Levíticos 25:44 afirma que eu posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, se eles forem comprados de nações vizinhas. Um amigo meu diz que isso se aplica a mexicanos, mas não a canadenses. Você pode esclarecer isso? Por que eu não posso possuir canadenses ?
e) Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar aos sábados. Exodo 35:2 claramente afirma que ele deve ser morto. Eu sou moralmente obrigado a matá-lo eu mesmo?
f) f) Um amigo meu acha que mesmo que comer moluscos seja uma abominação Levíticos 11:10),uma abominação menor que a homossexualidade. Eu não concordo. Você pode esclacer esse ponto ?
g) Levticos 21:20 afirma que eu não posso me aproximar do altar de Deus se eu tiver algum defeito na visão. Eu admito que uso óculos para ler. A minha visão tem mesmo que ser 100%, ou pode-se dar um jeitinho ?
h) A maioria dos meus amigos homens apara a barba, inclusive o cabelo das têmporas, mesmo que isso seja expressamente proibido em Levíticos 19:27. Como eles devem morrer ?
i) Eu sei que tocar a pele de um porco morto me faz impuro (Levíticos11:6-8), mas eu posso jogar futebol americano se usar luvas? (as bolas de futebol americano são feitas com pele de porco)
j) Meu tio tem uma fazenda. Ele viola Levíticos 19:19 plantando dois tipos diferentes de vegetais no mesmo campo. Sua esposa também viola Levíticos 19:19, porque usa roupas feitas de dois tipos diferentes de tecido (algodão e poliester).
k) Ele também tende a xingar e blasfemar muito. É realmente necessário que eu chame toda a cidade para apedrejá-los (Levtíicos 24:10-16)? Nós não poderamos simplesmente queimá-los em uma cerimônia privada, como deve ser feito com as pessoas que mantm relações sexuais com seus sogros(Levticos 20:14) ? Eu sei que você estudou essas coisas a fundo, então estou confiante de que possa ajudar. Obrigado novamente por nos lembrar que a palavra de Deus é eterna e imutável.
l) Seu discípulo e fã ardoroso. (Nome mantido em sigilo)
- * -
ENCÁUSTICA - BRASILIA
A Caixa (CEF) encomendou a uma editora um album sobre Brasília.
Publicado em 1988, mostrou o trabalho de 60 pintores brasileiros sobre a capital.
O quadro que apresentei, visto abaixo, é uma encáustica medindo 60 x 68 cms que, acredito, esteja na pinacoteca da CEF.
Lendo o texto que escrevi para o quadro, pensei se hoje diria o mesmo. Acredito que sim.
"Fui à Brasília em 1960 e até hoje sinto o encantamento da obra-de-arte naquela imensidão. Sinto até hoje o sonho de Juscelino transformado em matéria de realidade geográfica e política. E passei a creditar em sonhos e no poder do homem brasileiro."
SILVA COSTA - Pintor, nascido em São Paulo, Brasil, em 1927. Morou e estudou no Rio de Janeiro até 1949 quando viajou para os EEUU. Estudou desenho e pintura no Institute of Mechanics and Tradesmen em Nova Iorque, mudando-se em 1950 para a California, Carmel-by-The-Sea onde trabalhou e estudou desenho e pintura. Trabalhou na Army Language School na vizinha cidade de Monterey e estudou técnicas do retrato com Warshowski. Em 1955 viajou para a Europa onde estudou, na Academie de La Grande Chaumiere, em Paris por alguns meses.
Certamente teria sido mais fácil pedir a um profissional que os escrevesse; como não o fiz, copiarei o que tenho guardado de minha última exposição em São Paulo, 1980.
SILVA COSTA - Pintor, nascido em São Paulo, Brasil, em 1927. Morou e estudou no Rio de Janeiro até 1949 quando viajou para os EEUU. Estudou desenho e pintura no Institute of Mechanics and Tradesmen em Nova Iorque, mudando-se em 1950 para a California, Carmel-by-The-Sea onde trabalhou e estudou desenho e pintura. Trabalhou na Army Language School na vizinha cidade de Monterey e estudou técnicas do retrato com Warshowski. Em 1955 viajou para a Europa onde estudou, na Academie de La Grande Chaumiere, em Paris por alguns meses.
Acrescento que resido no Rio de Janeiro e vivo exclusivamente de pintura desde 1964. Por volta de 1988 me interessei por computadores, que aliados ao trabalho de pintura e desenho, têm me ocupado desde então.
Expo e Imprensa
EXIBIÇÕES INDIVIDUAIS 1953 - Blair Gallery, Monterey, California 1955 - Petite Galerie, Rio deJaneiro (RJ) 1959 - Petite Galerie - RiodeJaneiro 1962 - Hall da Embaixada dos EEUU, Rio de Janeiro (RJ) 1963 - Galeria Montmartre, Rio de Janeiro (RJ) 1964 - Iate Clube do Rio de Janeiro (RJ) 1964 - Galeria Montmartre , Rio de Janeiro (RJ) 1965 - Galeria Montmartre , Rio deJaneiro (RJ) 1965 - Galeria Atrium , Sao Paulo (SP) 1966 - Iate Clube do Rio de Janeiro (RJ) 1966 - Galeria Atrium, Sao Paulo (SP) 1967 - Galeria Itatiaia, Belo Horizonte (MG) 1967 - Petite Galerie, Rio de Janeiro (RJ) 1968 - Galeria Cosme Velho, Sao Paulo (SP) 1968 - Decor Galeria de Arte, Rio de Janeiro (RJ) 1969 - CCBEU, Santos (SP) 1972 - CCBEU, Santos (SP) 1974 - Rio de Janeiro Yacht Club (RJ) 1974 - Galeria Paulo Prado, (SP) 1974- Galeria da Cia. Sao Caetano, Belo Horizonte (MG) 1975 - Galeria de Arte Opus , Juiz de Fora (MG) 1975 - 1977 e 1979 - Iate Clube do Rio de Janeiro (RJ) 1977 - Iate Clube do Rio de Janeiro, (RJ) 1978 - Iate Clube do Rio de Janeiro 1980 - Galeria Paulo Prado, Sao Paulo (SP) e mais 2 exposições na Galeria Cosme Velho, São Paulo (SP) PARTICIPAÇÃO EM EXPOSIÇÕES COLETIVAS: 1952 - San Francisco California (USA) 1971 - Elvaston Gallery, London (England) 1974 - Diorena Gallery, Ascona (Suissa) REPORTAGENS E BIBLIOGRAFIA· Revista "O Cruzeiro" (26-6-65) · Revista "Manchete" (9-7-1966) · "Dicionário das Artes Plásticas no Brasil" de Roberto Pontual, Editora Civilização Brasileira (1966) · "Enciclopédia Delta Larrouse" pag.6328, edição de 1972.· "Iniciação à Pintura" de Edson Motta e Ma. Luiza Salgado. Editora Nova Fronteira (1976) · Revista "Vela e Motor" n. 14 do mês de maio de 1978.· Revista "Manchete" de 22-12-1979.· "Dicionário dos Pintores Brasileiros" edição de Bozano Simonsen (1980) "O Museu Manchete" por Editora Bloch · Revista "Mar e Vela" n.97 de 1985.