18 de mar. de 2012

veleiros

Sentados e curtindo uns comes-e-bebes, amigos conversavam sobre comandantes e timoneiros de grandes veleiros, participantes de longas e curtas regatas que contam lorotas sobre seus feitos e suas vitórias. Com exceções, é claro!
Embora podendo simplesmente se ufanar dos grandes feitos, pasmem!, costumam falar mal de seus tripulantes que, em verdade, são os que fazem mais força e se sacrificam.
Na hora dos flashes na entrega dos prêmios, nunca se vê iluminada a face do pobre tripulante.
Mas aqui vai o que a injustiça deveria criar:
velePRISAO
O veleiro prisão. O mal desenhado e projetado veleiro prisão, sem dúvida foi bolado por um péssimo desenhista que, no seu curto passado de dono de embarcação à vela, foi declarado o pior timoneiro que já velejou nas águas da Enseada de Botafogo.
Mas voltemos ao assunto:
Na língua inglesa, há a expressão “wishful thinking”. Seria pais justo que existisse o PROTETOR DOS TRIPULANTES.
E assim ficam preenchidas as horas vadias de uma tarde de domingo.

Atenção: há muito exagero e acusações levianas no texto acima.
                        SC
=====================================

XXXXXXXX   18 MARÇO  2012  XXXXXXXX

17 de mar. de 2012

TERTULIANO

       

          bolsin 

 

Sem saber como cheguei à lembrança desse texto, conhecidíssimo no meu tempo de ginasial e que muita gente boa sabia de cor, tentei o Google. Como não lembrava o principal – o nome do distinto – usei frases intermediárias que me vinham à cabeça. Nessa labuta acabei lembrando do seu nome.

Numa segunda googlada achei o texto e o autor.

E aqui vai:

“Velha Anedota

Tertuliano, frívolo peralta,
Que foi um paspalhão desde fedelho,
Tipo incapaz de ouvir um bom conselho,
Tipo que, morto, não faria falta;

Lá um dia deixou de andar à malta,
E, indo à casa do pai, honrado velho,
A sós na sala, diante de um espelho,
À própria imagem disse em voz bem alta:

- Tertuliano, és um rapaz formoso!
És simpático, és rico, és talentoso!
Que mais no mundo se te faz preciso? -
Penetrando na sala, o pai sisudo,
Que por trás da cortina ouvira tudo,
Severamente respondeu: - Juízo. –“

Artur Azevedo

              ***************

(e muitas saudades dos tempos do ginasial)

XXXXXXX    17  Março  2012  XXXXXXX

15 de mar. de 2012

TEM UM DINHEIRO AÍ ?

Como gosto de desenhos da meninada de pouca idade, aí vai um que, desconfiado que sou, acho que tem ajuda do tio ou do irmão mais velho.  :-)

FUNDOac

O negócio porém é mais sério. Esse cartão é do Fundo de Assistência à Criança.

O nome explica tudo. Entonces, se tens um dinheirinho aí sobrando, manda um pouquinho para lá.

O endereço é encontrado no Google. Mas aqui está:

http://www.fundodeassistenciaacrianca.org.br

Vamos nessa!!

 

XXXXXXXXX  15 MARÇO 2012  XXXXXXXX

14 de mar. de 2012

FIGURA 1

 

Para o doutor explicar:

figura

Se tiver alguma dificuldade, passe aqui e ouça o barulho das perfuratrizes roenda a rocha e os marteletes cavucando o chão enquanto a ladeira e o bairro do Leme são reformados.

Ditar texto para o computador, nem pensar!!

 

XXXXXX    14  MARÇO  2012  XXXXX

11 de fev. de 2012

Não saber não é desculpa . . .

Não saber o quê pintar, digo eu, não é desculpa.
Diz o Wikipedia: -Paralelepípedo ou bloco retangular é a designação dada a um prisma cujas faces são paralelogramos. Um paralelepípedo tem seis faces, sendo que duas são idênticas e paralelas entre si.
Então veja esse aí, achado entre os materiáis que sobraram na construção da casa, depois de pintado.
             parale1
Ai vão os três lados pintados. O lado de baixo nada tem.
       paraleG5         
        paraleG4
         
        parale3   
E as 2 laterais:
           parale4
           parale5
Eis aí uma solução quando não souber o quê pintar.
Isto é, se tiver um paralelo por perto.


XXXXXXX   11 FEV  2012  XXXXXX

Esperando passar . . .

 

POEIRA

Enquanto não passa a poluição e não melhoram os ares contaminados, o melhor a fazer é pensar no amanhecer na Serra da Bocaina.

Ou se imaginar acordando a bordo de um confortável veleiro, nos meses de maio e junho, encorado junto à Ilha Grande e esperar que o ar esquente um pouco para um mergulho naquela água indescritível (era assim nos meus tempos).

Ou lembrar das férias no velho Hotel Toriba e, depois de dormir em colchôes de “eiderdown”,  ir tomar o café da manhã em Campos de Jordão. O leite é pagão, não é batizado. E o chocolate se iguala aos Cailler, Villars, Lindt e Camille Bloch da velha Suissa.

Ou  ficar por aqui mesmo esperando por milagres na administração dos nossos ares, nossos caminhos e nossos desabamentos.

 

XXXXXXX   11 FEV 2012  XXXXXX

8 de fev. de 2012

Sofia, 6 anos, e colega desenhista . . .

 

Aqui estão os desenhos de Sofia a as provas de seu talento.

Também não é por menos – ela é irmã do Pedro, nosso já conhecido exibidor neste blogger.

Sofia tem 6 anos e um grande admirador de seus desenhos – eu!

   

 Joaninha Desenho

Essa aí é a Joaninha.

babusca

E esta a Babuska.

 

familiacotrim

A família Cotrim e

             FelizNatal

E, finalmente, “Feliz Natal”.

 

E agora eu:

--Se você que está curtindo os desenhos, por acaso gostar de algum deles, diga.

Ser generoso tem ida e volta. Entendeu?

 

XXXXXXXXXX  8 FEV  2012  XXXXXXX

Meu colega Pedro de novo . . .

Para reformar a página de meu amigo Pedro aqui no blogger, a retirei para a re-escrever e, aí deu-se o desastre. Meu computador entrou em greve.

Tive que despedir o HD (Disk Drive para quem não fala internetês) e procurar outro em que eu tinha a “imagem” dos programas e do Windows.

Como sou pouco organizado, custei a encontrar os grandes desenhos do colega Pedro.

Encontrei este aqui:

 pedrobrun1 

com a misteriosa figura que segura em sua mão, meio esprimida, a figura da boneca que pertence a sua irmã (e nossa colega na pintura) Sofia Brun Cotrim.

Grande Pedro!!

 

XXXXXXXXX  8 FEV 2012  XXXXXXX

15 de jan. de 2012

TREMENDA FALHA NOSSA . . .

Tenho apresentado aqui desenhos de filhos e netos de amigos. Faço isso para valorizar este blogger e também por acreditar, como fazia Pablo Picasso, que somente as crianças sabem realmente desenhar.
Há uma grande diferença entre o que se cria e o que se copia. As crianças, ao começar a rabiscar seus desenhos, estão criando. Mostram sua “realidade” e o que lhes chama a atenção. Daí saem desenhos bem reveladores do que, para eles, é importante.
Esqueci, porém, um ditado antigo:
                     “Mateus, primeiro os teus!”
E aqui estão desenhos que tenho emoldurados e na parede de meu quarto, de minhas duas filhas.

lu
assinado: Luciana e
dedei
E Andréa.
Ambos datam de algumas decadas passadas mas continuam embelezando as paredes de meu quarto.
Devo adiantar que, “contando vantagem” e junto com seus desenhos acima, estão quadros de:
- Inimá de Paula,(www.inima.org.br/museu.htm) companheiro de bar em Paris e pinturas em Sabará,
- Bernard Bouts, (www.bernard.bouts.nom.br/) que, com um saveiro comprado na Baía, o transformou no mais belo saveiro já visto, com entalhes na madeira de Caribé e outros grandes artistas de Salvador
e, por fim, uma gravura de
- Vasarely, (www.opartcafe.com/index.php/optical-art.../74-victor-vasarely.html.
Eu, prosa?  Talvez… um pouco …


                   xxxxxxx

XXXXXXX  15 JAN  2012  XXXXXX

6 de jan. de 2012

IGOR, meu colega

 

“Quase um mês atolado na lama do desencanto. . .”

Quê tal esse começo para explicar a razão de nada escrever ou desenhar neste pobre blogger, com um sentimento de dever mal-cumprido, desde o início de dezembro último.

A tristeza se desfez quando recebi de uma mui querida amiga, pelo corrêio, o seguinte:

- “Pra você, três desenhos do Igor, meu sobrinho de 7 anos (ele mora em SP e está de férias …. ”

E aqui vão eles:

    

IMG_0047

        IMG_0048

IMG_0045

Estou tentando entender essa figura verde com um tremendo sinal de interrogação no peito e, na mão esquerda, um objeto que poderia ser um cajado, semelhante ao do Papa, com crucifixo vergado. Ou qualquer outro objeto misterioso.

E mais importante é sua pergunta:

    “ Quanto é ? + 3 X 7 : 3 ? “

Essa é para Arquimedes, ni minimus.

 

XXXXXXXX  6 JAN 2012  XXXXXX

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
SILVA COSTA - Pintor, nascido em São Paulo, Brasil, em 1927. Morou e estudou no Rio de Janeiro até 1949 quando viajou para os EEUU. Estudou desenho e pintura no Institute of Mechanics and Tradesmen em Nova Iorque, mudando-se em 1950 para a California, Carmel-by-The-Sea onde trabalhou e estudou desenho e pintura. Trabalhou na Army Language School na vizinha cidade de Monterey e estudou técnicas do retrato com Warshowski. Em 1955 viajou para a Europa onde estudou, na Academie de La Grande Chaumiere, em Paris por alguns meses.